DIVERSIDADE E INCLUSÃO: A SABEDORIA DE RECONHECER O VALOR DE CADA PESSOA!
- Juliana Barros
- 28 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Temos vivido um momento em que a diversidade e inclusão tem sido finalmente abraçada. Porém, apesar de ser um tema que impulsiona o sucesso das empresas, é também uma realidade que ainda traz desafios e adaptação para a sociedade. Proporcionar um ambiente de trabalho inclusivo deve ser uma prioridade para qualquer negócio.

Você já observou se a equipe de recursos humanos da sua empresa está se abastecendo de talentos com deficiência? Muitas empresas estão deixando de gerar uma riqueza cultural que um local de trabalho de diversidade e inclusão pode gerar, além de poder obter uma mão de obra altamente qualificada para compor o time.
Criar o engajamento e diversidade de funcionários permite a construção de um local de trabalho respeitoso, de apoio, e produtivo. Trata-se de manter um ambiente aberto e acessível, onde todos os funcionários podem participar e contribuir para o crescimento da empresa, buscar desenvolvimento profissional e atender ambas as expectativas. Quais seriam alguns fatores a serem considerados para reforçar essa realidade de diversidade e inclusão?
1- Recrutamento de talentos diversos.
2- Líderes inclusivos, colaborativos e comprometidos.
3- Incentivos à colaboração, criatividade e inovação.
4- Fortalecer políticas, programas e cultura de igualdade e acessibilidade na empresa.
5- Identificar possíveis preconceitos e desenvolver plano de ação para superar estas barreiras.
6- Investir em uma comunicação transparente na empresa.
Um forte exemplo que podemos mencionar nos dias de hoje é o aumento da quantidade de empresas que abraçam a neurodiversidade e estão acordando para os inúmeros talentos oferecidos por funcionários Autistas, por exemplo. Transtorno do Espectro do Autismo (ASD), refere-se a condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais, comportamentos repetitivos, e comunicação verbal e não verbal. É importante ampliar o conhecimento a respeito e a inclusão através do reconhecimento do valor que todos possuem buscando o envolvimento e a capacitação.
As empresas ao invés de promoverem um senso de valorização, respeito, atenção e desenvolvimento de equipes representadas por diversidade, acabam perdendo qualidades e talentos compartilhados por funcionários com autismo, como mencionado no exemplo anterior. Algumas qualificações que podem ser destacadas são a forte atenção aos detalhes, a honestidade, a lealdade, a criatividade, e o comprometimento com a qualidade.
Diante das considerações mencionadas concluímos então que estamos na era de ouro da diversidade e inclusão, e que as empresas precisam transformar isso em objetivos estratégicos. Incluir o conhecimento a respeito nas comunicações internas, políticas e cultura é imprescindível. Todos os funcionários têm direito às mesmas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, assim como possuem diferentes e únicos talentos para contribuir para o sucesso da organização.
Está na hora de todos termos responsabilidade com a diversidade, igualdade e inclusão não apenas no ambiente de trabalho, como também em nossas vidas!




Comentários